Não permita que os mitos criados em torno do mercado financeiro te impeçam de realizar investimentos seguros e rentáveis que podem transformar sua vida.
Quando o assunto é investir, muitas pessoas ficam receosas em realizar suas primeiras aplicações – ou até mesmo chegam a pensar que nunca poderão realizar investimentos, tamanha a insegurança que sentem. Exatamente por conta de vários mitos que surgiram em torno desse assunto, ao longo do tempo, gerando questionamentos diversos: “afinal, como saber se dará tudo certo com as minhas aplicações?” ou “e se eu não tiver ganhos?”.
Por isso, formulamos uma lista com sete mitos que costumam impedir muitas pessoas de realizar investimentos e alcançar real êxito financeiro. Descubra a verdade sobre o mercado financeiro e quem sabe assim, a partir destes esclarecimentos, você pode se sentir incentivado a começar sua carteira de investimentos.
1. É PRECISO MUITO DINHEIRO PARA COMEÇAR A INVESTIR
Um dos mitos mais comuns sobre investimento é a ideia de que você precisa de muito dinheiro para começar, mas nada poderia estar tão longe da verdade. É possível começar a investir com muito pouco. Existem corretoras com plataformas diversas que permite abrir uma conta e simplesmente iniciar seus investimentos, independente da quantia.
2. INVESTIMENTOS SÃO VOLÁTEIS DEMAIS
Embora exista volatilidade no mercado financeiro, adotando-se um plano de longo prazo é possível superar eventuais volatilidades e sair por cima. Em vez de focar em acontecimentos pontuais do mercado, considere investir no longo prazo.
3. AÇÕES DA BOLSA DE VALORES SÃO A ÚNICA OPÇÃO DE INVESTIMENTO
Frequentemente, quando pensamos em investir, a primeira coisa que venha à nossa mente são ações. No entanto, existem outros tipos de investimentos que podem propiciar uma carteira de investimentos diversa e equilibrada: títulos, fundos imobiliários, commodities e outras diversas opções.
4. VOCÊ PRECISA ESCOLHAR “AS AÇÕES CERTAS” PARA TER SUCESSO
Outro mito do investimento que costuma impedir potenciais investidores é a preocupação com a escolha de ações. Uma vez que se costuma criar uma espécie de “aura mágica” a cerca de algumas ações. No entanto, embora a obtenção de ações certas possam ser excelentes opções para o seu portfólio, a seleção de ações não é um fator determinante para que você se torne um investidor de sucesso.
5.INVESTIMENTO É UM PROCESSO DEMORADO
Não é incomum imaginar que o ato de pesquisar e avaliar possibilidades de investimento, para só então aplicar o seu dinheiro, possa levar tempo. Mas atualmente, investidores podem contar com assessores experientes e antenados ao mercado financeiro que podem recomendar os investimentos mais adequados para cada caso, poupando o tempo do investidor e garantindo mais segurança e assertividade.
6. VENDA QUANDO O MERCADO FINANCEIRO ESTIVER ENFRENTANDO PROBLEMAS
Embora, intelectualmente, isso possa não ser um mito, a realidade é que o comportamento tende a se tornar irracional quando o mercado de ações cai. Vender enquanto o mercado está em baixa trava suas perdas e, se você comprar de volta durante a recuperação, estará pagando mais, perdendo alguns dos ganhos. Em vez de vender quando o mercado estiver em dificuldades, talvez possa ser uma boa ideia comprar mais – enquanto você pode encontrar algumas “pechinchas”.
Cintia Coelho
Jornalista da Messem Investimentos
DESTAQUES
TÓPICOS