Blog Messem

Você conhece o efeito manada?

  

BlogManada.jpg

Você sabe o que é o efeito mandada? E porquê ele acaba sendo tão prejudicial aos seus investimentos?

Acontece que muitas pessoas acabam agindo conforme a manada e na grande maioria das vezes não percebem. Após ler esse material você provavelmente estará ciente deste viés comportamental e certamente irá procurar se afastar da manada quando se trata dos seus investimentos.

O efeito manada fala a respeito da necessidade dos seres humanos de pertenceram a algum grupo. Desde a época da pré-história os seres humanos andavam em grupos, seja para caçar ou até mesmo nas aldeias. O nome manada vem também do reino animal onde acontece da mesma forma, pois os animais também tendem a andar em grupos.

Acontece que essa necessidade de pertencer a algum grupo está presente em nosso inconsciente até hoje.

Acredito que muitos já ouviram aquela velha frase de quando você foi mal em alguma prova no colégio e suas desculpas para sua mãe é que todos foram mal. Sua mãe então dizia “você não é todo mundo”.

Pertencer a algum grupo traz as pessoas a falsa sensação de segurança, pessoas preferem perder em grupo do que ganhar sozinhas apenas para fazer parte do coletivo e não ficar de fora. E esse acaba sendo o grande problema que o viés de manada causa as pessoas.

E quando se fala em investimentos não é diferente, muitas vezes por conta de influência de outras pessoas muitos investidores acabam tomando uma decisão apenas para não ficar de fora da festa. O fato é que seguir a manada pode ser extremamente prejudicial.

É por conta desse problema que nós vemos muitas pessoas caindo em golpes de pirâmide, colocando todo o dinheiro em esquemas, tudo levado por uma ganância que é motivada muitas vezes pelo grupo em que um indivíduo está inserido. Em outros casos, essa influência é exercida por alguma pessoa que seja influente e com isso muitas pessoas que desejam pertencer ao mesmo grupo acabam acolhendo a ideia.

Na bolsa de valores grande parte das vezes a manada está atrasada, tivemos de 2016 em diante um período de muitas altas na bolsa,  neste período muitas pessoas ganharam dinheiro, porém no ano de 2019 podemos observar um número muito grande de pessoas vindo para bolsa, o que fez com que dobrasse o número de investidores pessoa física em 2019. Havia então fortes indícios de que a manada havia chegado.

O motivo pelo qual muitos vieram normalmente era o mesmo. A grande maioria atrás dos grandes ganhos, pessoas que ganharam dinheiro em períodos anteriores gritavam aos quatro cantos que a bolsa de valores iria deixar todos ricos, que era só comprar e esquecer. Isso fez com que muitos passassem a investir sem nem entender o risco, só se deixando levar pelo que outras pessoas falavam.

E então veio o ano de 2020, com todos os problemas relacionados ao coronavírus e muitas pessoas acabam se dando muito mal. E a responsabilidade disso é a desinformação por parte dos novos investidores e o desalinhamento das expectativas.  

Isso não é novo, 2008 muitas pessoas investindo em títulos imobiliários, 2017 muitas pessoas acreditando que o Bitcoin seria a nova moeda do mundo, pessoas vendendo sua casa para comprar Bitcoin.

Este efeito não é nenhuma novidade nesse mercado, resta ao investidor se munir de informação de qualidade e pensar por conta própria.

Como você pode se preparar para isso?

Primeiramente tenha uma estratégia bem definida, defina qual seu capital em bolsa, e não dê ouvidos a euforia do mercado, entenda seu perfil, e tenha a disciplina de seguir sua estratégia. Entenda que quanto mais você quer ganhar, mais riscos você vai correr, isso funciona pra tudo no mercado.

Em alguns momentos, você verá pessoas menos instruídas com uma rentabilidade muito maior que a sua, e ainda por cima se vangloriando. Mantenha a calma e entenda que essa pessoa está correndo riscos. Quem não sabe mensurar risco, rapidamente é expulso do mercado. 

Róger Morais

 



TÓPICOS