Blog Messem

O que você precisa saber sobre as BDR’s?

  

B2 (1).jpg

Mais do que apenas um instrumento de diversificação as BDR’s são como pontes que possibilitam que investidores tenham acesso a grandes empresas do mercado global.

As BDR’s são uma forma de investir em empresas listadas no exterior, aqui do Brasil, sem sem ter o custo de fazer remessas ou possíveis complicações na declaração do Imposto de Renda.

Então as BDR’s (Brazilian Depositary Receipts) são títulos negociados na bolsa brasileira que equivalem a ações listadas na bolsa americana. Em outras palavras, investindo em BDR’s é como se você estivesse investindo nas empresas de fato.

Na hora de investir em um BDR é muito importante estar atendo ao fato de que você também poderá sofrer com as oscilações no preço dos ativos e também com as oscilações do dólar. Isso ocorre pelo fato desses títulos serem negociados na bolsa brasileira em reais e representarem ações negociadas no exterior cotadas em dólar.

Outro ponto que necessita de atenção ao se investir nas BDR’s é o seu perfil de investidor.

Essa regra vale tanto para quem investe em ações quanto para quem investe em BDR’s. Entender as suas necessidades quanto a prazo e risco, lembrando que esse é um investimento de renda variável onde os ativos possuem cerva volatilidade. Esse produto pode fazer parte da sua carteira mas o percentual varia de pessoa para pessoa. Nesse momento a figura do assessor de investimentos se torna essencial.

Assim como qualquer produto existente no mercado, as BDR’s tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Diversificação da carteira: com as BDR’s você diversifica sua carteira, investindo nas empresas mais desenvolvidas do planeta e muitas vezes com atuação global. Além disso, se expondo também ao dólar, umas das moedas mais fortes do mundo.

Acessibilidade: investir em empresas internacionais através das BDR’s possibilita acesso mais rápido e fácil a esses ativos, pois você pode investir através do home broker da sua corretora. Além disso, as questões de tributação também acabam sendo simplificadas, tendo sua regulamentação igual das ações convencionais.

Custos: Outro ponto positivo é em relação aos custo, que no caso das BDR’s são menores por não contar com custo das remessas.

Desvantagens 

Investidor não se torna sócio das empresas: investindo em BDR, o investidor adquire um título que equivale a uma ação, e não uma ação de fato. Dessa forma, seu dinheiro está exposto a ativos americanos mas ainda está no Brasil.

Baixa liquidez: outra desvantagem é a baixa liquidez desses títulos. Dependendo do título que você for adquirir pode haver uma diferença muito grande entre as ofertas de compradores e vendedores.

Uma das maiores desvantagens das BDR’s era sobre sua disponibilidade, afinal só poderia comprar um título aqueles que fossem investidores qualificados (mais de 1 milhão em ativos), e isso acabava limitando muitas pessoas que ainda não tinham essa quantia. 

No entanto, a resolução CVM 3 eliminou essa barreira do investidor qualificado e a partir de setembro de 2020 qualquer investidor pessoa física se torna apto a fazer esse tipo de investimento. Esse sem dúvida foi um passo muito importante para a bolsa de valores brasileira, pois trará uma gama muito ampla de ativos internacionais disponíveis para investir.

Com isso o investidor pessoa física tem uma gama de mais de 550 empresas internacionais para investir, dentre elas as maiores e mais conhecidas empresas do mundo como:

Coca-cola, Amazon, Netflix, Nike, Disney, Apple e mais uma infinidade de companhias.

Mas como comprar uma BDR?

Para comprar uma BDR e investir em grandes empresas do cenário global a primeira coisa a se fazer é abrir uma conta na corretora. Através do seu home broker, já conseguirá ter acesso a esses ativos.

É muito importante que você contate o seu assessor de investimentos para entender melhor o produto e também a quantidade de exposição em cada ativo.

A escolha desses ativos dependerá de uma análise prévia, que você pode fazer por conta ou através de casas de análise. No entanto, o ideal é o contato com um assessor de investimentos.

Conclusão

Ter um percentual da sua carteira com exposição as BDR’s é interessante para a diversificação de uma carteira de investimentos. Agora, com esses ativos disponíveis a qualquer investidor a expectativa é que muito em breve boa parte dos investidores tem exposição a empresas internacionais. No entanto, não podemos esquecer em momento algum de respeitar nosso perfil de investidor, e nosso nível de exposição a risco.

Róger Morais

 



TÓPICOS