Blog Messem

Por que muitos day traders perdem dinheiro?

  

BLOG_OUT_01.jpg

Você certamente já ouviu falar em pessoas que vivem do dinheiro gerado através do trade, ou que fizeram do trade sua atividade principal. Isso é possível e existem alguns indivíduos que conseguem se sustentar somente através de operações no mercado de ações.

O fato é que esse é um privilégio de poucos, e que a grande maioria das pessoas que entram na bolsa de valores, perdem dinheiro durante a sua jornada como trader. E você sabe por que isso acontece?

Um dos maiores inimigos de quem opera Day Trade é, com certeza, sua capacidade emocional de lidar com a instabilidade, o que faz com que o trader sofra muito com as oscilações do mercado e com o perde e ganha na sua conta. 

Isso não é exclusividade do Day trade, pois os aspectos emocionais atacam também quem faz operações de Swing Trade, mas com muito menos intensidade. No entanto, quanto maior for a frequência das operações, maior será o impacto no psicológico.

Um estudo realizado na universidade da Califórnia (The Individual Day Trader) evidenciou uma relação negativa entre a performance de longo prazo e o trader mais ativo, ou seja, quanto mais ativo você for no mercado, menos você ganha no longo prazo ou mais difícil fica de você bater o mercado.

Isso acontece por conta de alguns viéses que são inerentes a TODOS os seres humanos.

Excesso de Confiança

Quando se fala em day trade, normalmente, o excesso de confiança está ligado a algum período de ganhos frequentes, onde o operador acredita que terá ganhos constantes sempre e acaba se arriscando mais em suas operações. 

Se assemelha muito a um cassino, onde os apostadores apresentam a mesma atitude, apostando cada vez mais. Porém, muitas das vezes, esses apostadores não estão preparados para o tanto de risco que estão correndo, visando apenas o quanto querem ganhar e não o quanto podem perder.

Aversão à Perda

Grande parte das pessoas que operam tendem a segurar operações perdedoras esperando uma possível recuperação. Mas isso faz com que seus resultados de longo prazo fiquem comprometidos, pois, em alguns momentos essa recuperação pode não acontecer e seus prejuízos ficarem irreparáveis.

Isso acontece devido ao fato de todo ser humano ter a chamada “aversão à perda”. A aversão à perda é um viés comportamental que nos faz atribuir maior importância às perdas do que aos ganhos, induzindo-nos a correr mais riscos no intuito de reparar eventuais prejuízos obtidos. 

Alguns estudos sugerem que isso acontece pelo fato de que, do ponto de vista psicológico, a dor da perda é sentida com muito mais intensidade que o prazer do ganho (cerca de 2,2 vezes mais peso para o prejuízo). Esse aspecto faz com que, se uma pessoa normal tiver um prejuízo de R$1.000,00, para seu psicológico voltar para o zero a zero, ele deverá ganhar R$ 2.200,00.

O day trader, em especial, fica muito mais exposto a este viés comportamental. Por isso, é aconselhável que trabalhe um modelo onde consiga reagir de maneira mais neutra possível em relação às perdas.

Efeito Contágio

É a mudança em nosso comportamento, vinda do comportamento de outras pessoas.

Um bom exemplo é aquela pessoa estressada que trabalha com você e acaba fazendo com que você também fique estressado.

O efeito contágio é, portanto, a contaminação pelo comportamento das pessoas que estão em contato conosco. O maior problema disso é que às vezes acabamos sofrendo por problemas que não são nossos.

No mercado, isso também pode ocorrer. Se você acompanha algum analista, tanto o comportamento dele, quanto a maneira com que ele realiza suas análises, pode afetar no nosso comporyamento e em nossas análises.

Esses são alguns dos viéses comportamentais que podem atrapalhar aquelas pessoas que buscar exercer a atividade de day trader.

Esses são viéses inerentes a todos os seres humanos, sendo assim o único jeito é aprender a lidar com esses sentimentos.

Por isso, o mais importante para quem vai iniciar na atividade de trader é se conhecer, e durante esse processo de auto conhecimento, operar com pouco dinheiros sem correr muitos riscos.

Além disso, você deve se atentar para quando qualquer um desses vieses entrar em ação, reconhecer o problema e lidar com ele de forma mais confortável possível.

Róger Morais

 



TÓPICOS