Blog Messem

Onde investir 1 milhão de reais? Saiba aqui!

Ondeinvestir1milhodereais_Saibaaqui.png

Quando se começa a pensar em acumulação de patrimônio, é comum planejar o que fazer com valores maiores. Aqui, uma dúvida recorrente é: onde investir 1 milhão de reais? Esse é um montante considerável, que exige atenção para fazer as melhores escolhas.

Dessa maneira, é preciso saber o que avaliar para encontrar as opções mais vantajosas ao investir. O mercado financeiro conta com uma variedade de investimentos. Então você precisa saber como encontrar as estratégias mais adequadas para a evolução do seu patrimônio. 

Quer saber onde investir 1 milhão de reais com eficiência? Continue a leitura para aprender o que avaliar e conhecer as principais opções de investimento!

Quais fatores considerar antes de investir 1 milhão de reais?

Antes de começar a investir, é necessário saber avaliar as opções corretamente. Isso porque existem algumas questões que, às vezes, não são consideradas e podem trazer prejuízos no futuro.

Por exemplo, a manutenção de uma reserva de emergência é necessária para lidar com imprevistos. Sem os devidos cuidados ao escolher onde investir, você pode sofrer perdas pela necessidade de fazer um resgate antecipado. 

Ademais, ela pode trazer mais segurança para as decisões, já que você terá a certeza sobre a disponibilidade de dinheiro para imprevistos. 

No entanto, ainda existem outras questões que devem ser observadas. Conheça!

Perfil de investidor

Um dos primeiros passos para decidir em que investir é compreender qual é o seu perfil de investidor. Ele demonstra qual é a sua tolerância aos riscos do mercado financeiro. Algumas pessoas priorizam a proteção do capital, mesmo que isso reduza o potencial de rendimento.

Outras já conseguem lidar melhor com os riscos e oscilações, buscando mais alternativas que possam aumentar o retorno. Por isso, é possível identificar 3 perfis de investidor:

  • conservador — prioriza a segurança;

  • moderado — pode correr riscos medianos na carteira;

  • arrojado — prioriza a rentabilidade, ainda que se exponha a risco maior.

Entender qual é o seu perfil ajudará a direcionar a sua escolha da melhor maneira, compondo uma carteira equilibrada para o seu apetite ao risco. 

Objetivos financeiros

Os objetivos financeiros também precisam ser considerados na decisão. Aqui, vale lembrar que não é preciso ter apenas uma meta. Você pode alocar os investimentos de modo a atender diferentes necessidades.

As alternativas contam com características próprias, que tratam de riscos, liquidez e rentabilidade. Assim, é preciso entender o que você pretende com cada investimento para escolher a opção ideal ao objetivo.

Usando o exemplo da reserva de emergência, é preciso focar em alta liquidez e baixo risco. Já se outro intuito é investir para aposentadoria, você pode abrir mão da liquidez e buscar alternativas que tenham potencial de rentabilidade maior.

Onde investir 1 milhão de reais?

Depois de entender o que considerar na decisão, você pode conferir algumas alternativas para decidir onde investir 1 milhão de reais. 

Veja!

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ é uma das opções do Tesouro Direto. Ele é um título de renda fixa em que você empresta dinheiro ao Governo. A rentabilidade segue o índice da inflação e ainda traz um percentual de juros adicional. 

O título é bastante utilizado para quem visa o longo prazo, devido ao vencimento e a garantia de cobrir a inflação. Ele é garantido pelo Tesouro Nacional, o que oferece segurança. É possível encontrar títulos com juros no vencimento ou com pagamento de juros semestrais.

CDB

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos emitidos pelos bancos para captar dinheiro e realizar as suas operações. Trata-se também de uma aplicação de renda fixa, podendo ter rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. 

Um dos benefícios é que ele tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Ele protege até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por instituição financeira. Em relação aos prazos, potencial de rendimento e liquidez, isso dependerá do título escolhido. 

Debêntures

As Debêntures são outra opção de renda fixa, mas com um risco maior. Nesse caso, o investidor empresta dinheiro para empresas — Sociedades Anônimas de capital aberto.  

O rendimento costuma ser mais elevado, mas não há garantia do FGC. Diante disso, o investidor precisa avaliar a companhia e os riscos de inadimplência.

Ações

As Ações são partes do capital social de uma companhia negociadas na bolsa de valores. Com elas, você pode adquirir renda passiva por meio do pagamento de dividendos ou lucrar com a valorização dos ativos. 

Essa é uma opção de renda variável, o que pode potencializar o rendimento no longo prazo. No entanto, também traz mais riscos, o que exige a análise dos ativos para escolher os ideais para o seu portfólio.

Fundos de Investimento

Os Fundos de Investimento são modalidades coletivas em que o investidor adquire cotas e conta com o trabalho de um gestor profissional. Existem diferentes tipos, tanto de renda fixa quanto de renda variável. 

Dois exemplos são:

  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): investem em imóveis ou títulos lastreados no mercado imobiliário;

  • Fundos Multimercado: podem ser compostos por diversos tipos investimentos, como títulos públicos e privados, ativos de renda variável e outras modalidades;

Ainda, é possível encontrar fundos de Ações, Fundos Cambiais, Fundos de Renda Fixa, entre outros. Isso pode facilitar a diversificação da carteira, mas é preciso estudar bem cada um para verificar se ele é adequado aos seus objetivos. 

Previdência Privada

A Previdência Privada funciona como um Fundo de Investimento focado em longo prazo, geralmente para a aposentadoria. Existem variados tipos de planos. 

Logo, é possível encontrar diferentes formas de rentabilidade, pagamento, custos, níveis de risco e tributação. E pode ser, portanto, uma alternativa para quem busca saber onde investir 1 milhão de reais.

Qual a importância de diversificar a carteira?

Se você se pergunta onde investir seu dinheiro, deve conhecer a importância da diversificação de investimentos. Ela trata da prática de fazer a alocação de recursos em diferentes alternativas do mercado. Assim, você escolhe opções de diferentes tipos, níveis de risco e setores.

A ideia é auxiliar no manejo de riscos, reduzindo os impactos do baixo desempenho ou da desvalorização de um investimento. Também é possível combinar diferentes objetivos e aumentar seu potencial de resultados.

Desse modo, o ideal é não investir 1 milhão de reais em apenas uma alternativa. O melhor é diversificar, contando com características variadas na carteira. Como resultado, pode-se construir uma estratégia cada vez mais sólida.

Como você pode perceber, existem muitas opções para quem deseja saber onde investir 1 milhão de reais. Portanto, é preciso estudar o mercado financeiro e contar com uma corretora de confiança para iniciar os seus investimentos!

Quer começar a investir? Entre em contato conosco e conte com nossos assessores para receber informações sólidas sobre investimentos e tomar as melhores decisões em relação ao seu patrimônio!

 



TÓPICOS