Blog Messem

O que é Selic e como ela influencia seus investimentos?

Quem costuma acompanhar os noticiários provavelmente já ouviu sobre a Selic. Isso porque ela tem um papel importante na economia brasileira — e também na sua vida financeira. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa taxa.

Se esse for o seu caso, saiba que é importante entender o impacto que a Selic gera na rotina dos brasileiros, especialmente daqueles que investem. Por isso, é fundamental que você, investidor, entenda o que é Selic e como ela influencia os seus investimentos.

Quer saber mais? Então continue a leitura para entender a Selic e o modo como ela pode afetar o seu dia a dia!

O que é Selic?

Selic é a abreviação do termo Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um sistema administrado pelo Banco Central para registrar todas as negociações dos títulos públicos do Tesouro Nacional.

A taxa média registrada diariamente nas operações desse sistema é chamada taxa Selic. Ela é conhecida no mercado como a taxa básica de juros do Brasil, pois influencia diversos setores do país. Logo, a Selic tem um grande impacto na economia e nos investimentos.

Como a Selic funciona?

O funcionamento da Selic acontece de duas formas. Veja como!

Selic meta

A primeira envolve a definição do valor por parte do Comitê de Política Monetária (Copom). Ele se reúne a cada 45 dias para decidir se a taxa deve diminuir, aumentar ou ser mantida até a próxima reunião.

O Comitê faz isso com base em características da economia nacional e internacional, perspectivas do mercado e objetivos da política monetária. Isso porque a taxa pode ser usada para influenciar a economia e controlar a inflação.

A taxa oriunda desse processo é conhecida como Selic meta. Então, quando os noticiários dizem que o Copom elevou ou reduziu a Selic, isso significa que a Selic meta foi alterada e os juros devem ficar próximos dessa meta.

Selic over

A segunda forma de funcionamento da Selic está especialmente relacionada aos investimentos que ocorrem entre os bancos. Isso se dá porque o Banco Central determinou que as instituições bancárias não podem fechar o dia com o caixa no negativo.

Para evitar que isso aconteça, os bancos solicitam empréstimos entre si — usando os títulos da dívida pública como garantia. A média dessas negociações dá origem à Selic over. Esses são os juros efetivamente praticados no mercado.

Na maioria das vezes, ela está equiparada com a Selic meta. Quando existe um desequilíbrio, o Governo interfere negociando títulos públicos até que as duas estejam no mesmo patamar.

Como essa taxa impacta no seu dia a dia?

Depois de entender o que é a taxa Selic, fica mais fácil compreender como ela impacta a sua vida. Em primeiro lugar, a taxa Selic foi criada para ser uma ferramenta de controle da inflação. Assim, qualquer mudança nela pode resultar na alta ou queda da inflação.

Quando a inflação está subindo, o Governo aumenta a Selic para impedir que ela atinja patamares muito altos, por exemplo. Isso acontece porque a taxa afeta as linhas de crédito. Então, quando ela sobe, os empréstimos e financiamentos ficam mais caros.

Isso desestimula a tomada de empréstimos, tanto pessoais quanto empresariais. Dessa forma, a circulação de dinheiro no mercado diminui. Com um menor poder de compra, o consumo e os investimentos reduzem e isso puxa a inflação para baixo.

Por outro lado, quando a inflação está abaixo da meta, o Governo pode baixar a taxa Selic para impulsionar o consumo e os investimentos, elevando a inflação. Assim, a taxa influencia diretamente no seu poder de compra, acesso ao crédito etc.

Como a Selic influencia os investimentos financeiros?

Além da inflação, a taxa Selic também influencia os investimentos. Isso porque ela é utilizada como referência para o pagamento de juros em diversos setores da economia. Inclusive, em muitas aplicações financeiras.

Portanto, é possível encontrar no mercado tanto títulos públicos quanto privados que usam, de forma direta ou indireta, essa taxa para calcular a sua remuneração. Para compreender melhor, conheça os investimentos influenciados pela taxa Selic a seguir!

Tesouro Selic

O Tesouro Direto é uma plataforma para negociação de títulos públicos, emitidos pelo Governo Federal. Entre eles, existem uma aplicação atrelada à Selic: o Tesouro Selic. Ele rende de acordo com 100% da taxa básica de juros.

Vale destacar, ainda, que outros títulos do Tesouro têm influência indireta da Selic. Afinal, um aumento ou diminuição da taxa faz com que os juros oferecidos no Tesouro Prefixado e no Tesouro IPCA também sejam revistos, para se manterem atrativos para os investidores.

Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança também é influenciada pela taxa Selic de forma direta. Isso porque há duas regras para remuneração:

●        se a Selic for maior que 8,5% ao ano, a poupança terá rentabilidade de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (que está zerada desde 2017);

●        se a Selic estiver igual ou menor que 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da Selic mais a TR.

Títulos da renda fixa privada

Os investimentos oferecidos pelos bancos também são afetados pela Selic. Isso porque, como vimos, ela é utilizada como parâmetro para a definição dos juros. Nesse sentido, muitos títulos de renda fixa privada rendem de acordo com o certificado de depósito interbancário (CDI).

O CDI é uma taxa que fica muito próxima à Selic. Assim, ela influencia indiretamente diversas aplicações, como as letras de crédito imobiliário (LCI), as letras de crédito do agronegócio (LCA), as letras de câmbio (LC) e o certificado de depósito bancário (CDB).

A taxa Selic alta é bom para o investidor?

Depois de saber como a Selic influencia sua vida e investimentos, muitos investidores ficam em dúvida se a alta dela é positiva. Esse pode ser um movimento vantajoso para quem investe em renda fixa, pois os rendimentos dos investimentos atrelados a ela também aumentam.

Por outro lado, a elevação da Selic geralmente acompanha uma inflação mais alta. Logo, o ganho real pode não apresentar muitas diferenças. Se você tiver dúvidas sobre o assunto, é interessante contar com suporte de uma assessoria de investimentos para ajudá-lo.

Além disso, tenha em mente que, independentemente da movimentação da taxa, é importante seguir sua estratégia de investimento. E ela deve ser feita considerando seu perfil, objetivos pessoais e a diversificação da sua carteira de investimentos.

Como você viu, entender o que é Selic é fundamental para conhecer seus efeitos. Afinal, ela impacta o seu dia a dia e seus investimentos de diversas formas. Ao investir, não deixe de contar com auxílio de um uma assessoria de investimentos para fazer escolhas mais assertivas!

Que tal ajudar outras pessoas a investirem melhor? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

 



TÓPICOS