Blog Messem

Open banking no Brasil: como funciona, quais as vantagens e como evitar golpes?

O termo open banking ganha cada vez mais destaque no mercado financeiro do Brasil e do mundo. Entretanto, não é todo mundo que sabe o que ele significa. Esse é o seu caso? Saiba que há muitas dúvidas sobre o assunto surgindo entre os investidores.

Entre as principais, estão as questões de segurança, como medidas de proteção e práticas para evitar golpes. O motivo está no fato de que a tecnologia também se relaciona com o compartilhamento de dados, gerando preocupações naturais aos usuários dos serviços financeiros.

Se você também quer saber mais sobre o open banking, continue a leitura. Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre esse sistema, suas vantagens e como evitar ser vítima de fraudes!

O que é open banking?

Em tradução livre, open banking quer dizer “banco aberto”. Entretanto, a tradução mais correta seria “sistema financeiro aberto”. Afinal, o sistema utiliza tecnologia para compartilhar informações dos clientes entre as instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Nesse caso, vale destacar que essa troca de dados é feita somente com a permissão dos clientes. Na prática, o open banking parte do princípio que os dados bancários pertencem aos consumidores, e não às instituições.

Portanto, se eles autorizarem, as informações devem ser repassadas de maneira fácil para que os usuários tenham acesso a produtos e serviços rapidamente. Por exemplo, imagine que você é correntista de um banco e quer utilizar os dados relativos ao contrato para solicitar um empréstimo em outra instituição.

Com o open banking isso será possível de maneira simplificada devido à abertura desses dados. Além disso, o sistema permitirá que você possa trocar de banco, sem precisar começar um relacionamento do zero, já que as informações podem ser migradas.

O principal objetivo da implantação do open banking, então, é aumentar a competição dentro do sistema financeiro. Consequentemente, ele possibilita que os consumidores tenham acesso a serviços e produtos financeiros mais atrativos, incluindo investimentos.

Como funciona o open banking no Brasil?

Agora que você já sabe o que é open banking, é importante saber como ele funciona no Brasil. Para começar, a previsão é que ele esteja totalmente incorporado às instituições financeiras até o final de 2021, mas a implementação é feita por etapas.

O sistema opera por meio de APIs — conjunto de padrões que permite criação de softwares, programas e aplicativos de maneira simplificada. Logo, ele possibilita que as plataformas das instituições criem conexões entre si para fazer a troca de dados necessária.

Ademais, a ferramenta permite que terceiros desenvolvam aplicativos relacionados aos bancos e corretoras. Por exemplo, um app de controle de gastos pode se conectar ao sistema da instituição. Assim, ele consegue registrar os gastos que o usuário faz em sua conta ou no cartão de crédito de forma automática.

Quais instituições podem participar?

A princípio, somente as instituições financeiras de grande porte precisam participar do open banking no Brasil. Entretanto, mesmo sendo facultativo, a participação pode ser interessante para as instituições menores.

Isso porque somente os participantes — que disponibilizam as informações — poderão receber os dados do sistema. Dessa forma, caso não participem, podem ficar para trás em relação aos concorrentes. Essa questão pode incentivar a adesão das diversas instituições do país.

Quais as diferenças entre o open banking e o banco digital?

Ao saber mais sobre o open banking, é comum que as pessoas tenham dúvidas em relação ao sistema e o banco digital. Qual é a diferença entre esses conceitos? Na verdade, são situações bem distintas.

O open banking é um termo que defende o compartilhamento de dados entre as instituições, já que essas informações devem pertencer ao consumidor. A partir dele, as empresas poderão usar APIs para criarem novas soluções e ferramentas, além de facilitar o acesso aos produtos e serviços.

Já o banco digital, é uma instituição financeira ou fintech que tem atuação online. Em outras palavras, oferece serviço e produtos financeiros por meio digital, e não é necessário ter sede ou agências físicas.

A relação que pode haver entre os dois é que um banco digital pode adotar o open banking e abrir suas interfaces para terceiros. Assim como as corretoras de valores.

Quais as vantagens do open banking Brasil?

Ao longo do post, você já percebeu algumas vantagens do open banking, principalmente em relação à facilidade na hora de trocar de banco ou corretora e abrir uma conta nova. Ainda, aprendeu sobre o acesso facilitado a produtos e serviços financeiros.

Porém, existem mais benefícios. Com o open banking no Brasil, a concorrência entre produtos e serviços financeiros aumentará. Dessa forma, a tendência é que as empresas melhorem as condições para os consumidores, a fim de atraí-los.

Ou seja, para o ambiente de bancos, pode haver maiores e melhores opções com limites de créditos, taxas de juros e prazos mais interessantes. No âmbito dos investimentos, podem surgir mais oportunidades de investimentos e um cuidado maior no atendimento ao cliente.

Isso significa que o consumidor terá acesso a operações financeiras mais variadas, podendo escolher as melhores condições. Ademais, reduzirá a burocracia comum em algumas operações bancárias.

Como evitar golpes?

Ao entender mais sobre open banking e possibilidade de compartilhamento de dados entre instituições financeiras, uma preocupação comum trata da possibilidade de aplicação de golpes. Nesse caso, vale reforçar algumas medidas de proteção:

Não informe seus dados por ligação

As instituições cadastradas para o sistema de open banking não estão autorizadas a ligar para clientes pedindo ou confirmando dados. Dessa forma, se você receber alguma ligação solicitando esse tipo de informação, desconfie e não passe qualquer dado pessoal.

Evite conversar sobre seus dados pela internet

As clonagens de WhatsApp e e-mails podem acontecer. Portanto, evite falar sobre senhas e dígitos de cartões por esses aplicativos, evitando que terceiros tenham acesso às informações.

Caso desconfie que outra pessoa teve acesso aos seus dados, procure o seu gerente de conta, se dirija pessoalmente ou entre em contato com o atendimento do seu banco ou corretora.

Não clique em links desconhecidos

Nunca acesse links desconhecidos, mesmo os enviados por seus contatos no WhatsApp ou redes sociais. No caso do open banking, o principal golpe consiste no envio de links solicitando fichas cadastrais ou controle remoto do computador. Assim, o golpista consegue acesso às informações do usuário indevidamente.

Como você viu, o open banking no Brasil é uma tecnologia que visa revolucionar o sistema financeiro brasileiro. Isso porque utiliza novas tecnologias para trazer facilidades aos clientes, permitindo a troca de dados dos consumidores entre as instituições financeiras, e estimulando a concorrência.

Tem mais dúvidas sobre o mercado financeiro? Entre em contato com a Messem Investimentos e converse com um de nossos assessores de investimentos!

 



TÓPICOS