Blog Messem

Manuela Tarouco: no mercado de Tecnologia da Informação, proporcionar oportunidades de crescimento é crucial para as empresas

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho na área de tecnologia está super aquecido. Empresas enfrentam cada vez mais concorrência na hora de preencher uma vaga de trabalho no time. 

Ao mesmo tempo em que a demanda por profissionais de TI nunca esteve tão alta, a oferta ainda está longe de ser suficiente para suprir as necessidades das empresas. 

Com esse contexto em mente, acredito que todas as empresas precisam se dedicar cada vez mais para desenvolver os profissionais internamente, dando o suporte necessário para que os mesmos cresçam com a empresa. 

Neste texto, vou explicar como o mercado de TI evoluiu recentemente, como podemos ajudar os profissionais a crescer junto conosco e contar um pouquinho do que fazemos aqui na Messem para estruturar nossa área. Confira!

A evolução recente de Tecnologia da Informação 

Desde a Revolução Industrial, o mercado de trabalho vem passando por muitas transformações. Nós deixamos de produzir de forma manual e em baixa escala para produção com máquinas e escalas cada vez maiores. 

A Revolução Tecnológica não é diferente e vem transformando a sociedade como um todo, principalmente na maneira como nos conectamos. A tecnologia está sempre em evolução, é um processo constante, mas vimos uma aceleração bem grande disso durante a pandemia de Covid-19. 

Muitas empresas que não investiam em tecnologia tiveram que escolher entre investir na modernização dos seus negócios ou fechar as portas. A área de TI, que por muito tempo foi vista apenas como aquela que cuidava da internet e dos equipamentos de informática, passou a participar cada vez mais ativamente do dia a dia das empresas. 

Aqui na Messem também aconteceu esse crescimento da TI dentro da empresa. Com o crescimento acelerado dos negócios, foi ficando cada vez mais evidente a necessidade de usarmos ferramentas de TI para organizar e agilizar os processos comerciais. 

Hoje, participamos ativamente das discussões sobre o futuro da empresa e estratégias de negócio, prova de que a área ganhou protagonismo dentro da companhia.

O momento do mercado de trabalho na área de tecnologia 

Não é novidade para ninguém que faltam profissionais na área de tecnologia. Parece inacreditável falarmos isso com a quantidade de pessoas desempregadas que temos no país, inclusive profissionais de tecnologia. 

O que eu vejo no mercado é que temos poucos profissionais qualificados para as necessidades de cada empresa. Para empresas que não tem tecnologia como core business, como é o caso da Messem, fica ainda mais difícil achar profissionais para as vagas de trabalho abertas. 

Hoje, nós competimos no mercado de trabalho com empresas que tem tecnologia como carro-chefe dos negócios. E não são apenas empresas do Brasil, o mundo inteiro está à procura de profissionais de TI. 

Mesmo com todas as dificuldades, nosso time de TI aqui na Messem mais do que dobrou de tamanho nos últimos anos. Fomos atrás desde profissionais veteranos que aceitaram o desafio de construir uma área de TI para a empresa até pessoas que não tinham experiência, mas que tinham vontade de compor a equipe e estavam dispostos a aprender junto com os demais. 

A importância de desenvolver os profissionais de tecnologia internamente 

Quando a empresa faz esse movimento de proporcionar o desenvolvimento do profissional internamente, dando a ele espaço para crescer, esse profissional vai ficar mais tempo dentro da sua empresa. Para isso, é necessário dar ao colaborador um ambiente amigável, onde perguntar não seja um problema e a oportunidade de um crescimento dentro da empresa que vai além de um aumento na remuneração. 

Eu mesma passei isso na minha vida profissional, onde não tive mais oportunidade de crescer e ser desafiada. Essa situação fez com que eu saísse da empresa em que trabalhava na época. Quando o profissional que está dentro de casa quer crescer e está se esforçando, estudando para isso e a empresa traz alguém de fora é eminente que esse profissional não vai permanecer na empresa ou tão pouco ter animo para desempenhar suas atividades em alto nível. 

Aqui na Messem, nossa missão a é cuidar das pessoas, e não tem maneira melhor de cuidar de quem nos ajuda a construir a empresa do que proporcionar oportunidades para que essa pessoa cresça aqui dentro. Por isso, eu priorizo que na área de TI a equipe receba constantemente oportunidades de crescimento profissional.

Oportunidades na área de Tecnologia da Informação na Messem 

Recentemente, contratamos o primeiro engenheiro de dados pra nossa equipe, uma necessidade que ganhou uma certa urgência em meio ao crescimento acelerado da Messem. A área hoje é dividida em quatro núcleos, cada um com suas responsabilidades específicas, são eles: Administração de Banco de Dados, Infraestrutura, Desenvolvimento e Segurança da Informação.  

Com nossos núcleos, a área de TI consegue dar suporte para a Messem em diversas frentes. A nossa missão é entregar estrutura tecnológica inteligente para a companhia, gerando resultados e garantindo a continuidade do negócio.  

O nosso dever vai desde garantir que os equipamentos dos nossos colaboradores são adequados pro seu trabalho e estão funcionando bem até a gestão de dados importantes para entender o desempenho da companhia. Somos também responsáveis por garantir que todos os nossos processos estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)   

Hoje, estamos com todas as nossas posições no time preenchidas. Sabemos, no entanto, que o mercado de tecnologia não para de crescer e esse movimento deve continuar forte no futuro. Aqui na Messem não é diferente e certamente teremos novas oportunidades para que profissionais da área venham fazer parte do nosso time no futuro. 

Gostaria de fazer parte do nosso time? Entre em contato agora mesmo com nosso time de talentos! 

Este artigo foi assinado por Manuela Tarouco, head de TI da Messem. Manu, como é conhecida por todos no escritório, é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação e tem MBA em Gestão em Tecnologia da Informação. Na Messem desde 2015, se tornou head de TI em 2019, foi responsável pelo desenvolvimento do CRM e por uma profunda reestruturação da área de TI.