Como grande parte da população brasileira, eu enxergava o mercado financeiro como algo muito distante da minha realidade. Até mesmo por isso, eu nunca havia me imaginado trabalhando dentro do mercado até conhecer a Messem.
Tive meu primeiro contato com o escritório no ano de 2016, quando fui contratada para ajudar no projeto do site da empresa. De lá para cá, vi a companhia crescer exponencialmente.
Mas a minha história até chegar aqui foi muito menos linear do que você pode esperar. Recebi o convite para compartilhar a minha trajetória de vida com muita alegria e espero que esse texto consiga servir de inspiração para outras pessoas.
O início da minha jornada
Bom, vamos lá…
Desde cedo, aprendi com a minha família sobre a importância de trabalhar e ter responsabilidades. Ainda no ensino médio estagiei na Secretária da Educação do RS e cursei Web Design.
Ao término do estágio na SEDUC, entrei para a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Rio Grande do Sul (ASSOJAF/RS). Foi uma trajetória curta, mas de muita importância para descobrir meu potencial profissional, pois lá tive o privilégio de ter um diretor que sempre se preocupou muito em me apoiar, aconselhar e principalmente me fazer perceber minhas habilidades comportamentais e interpessoais, também conhecidas como soft skills e atualmente tão valorizadas no mercado de trabalho.
Em 2013 me tornei mãe. O meu filho, desde então, guia todas as minhas decisões até hoje. Pela necessidade de uma agenda mais flexível e pela minha habilidade como manicure, comecei a trabalhar em salão de beleza – minha ocupação principal de 2014 até 2017.
Como manicure, tive a oportunidade de conhecer e me tornar amiga de muitas mulheres que se tornaram verdadeiras inspirações pra mim. Entendi com o tempo que, apesar de gostar do que fazia, ser manicure não era o que eu queria para mim no longo prazo.
A Messem
Como falei antes, em 2016 trabalhei como web designer para ajudar na construção do site da Messem. No ano seguinte, 2017, fui contratada de forma efetiva para ajudar a empresa na estruturação da área de Gestão de Dados.
Na Messem, encontrei algo que me dava uma boa perspectiva para o longo prazo, algo que eu queria para o meu futuro. No início de 2022, eu recebi o convite para participar de mais um grande desafio: estruturar a Controladoria.
Dentro da Controladoria, trabalhamos prezando pela transparência das informações e pela melhora na gestão de indicadores. Cinco anos depois de entrar para a Messem, hoje sou líder de um time, responsável pela implantação do software de comissionamento da empresa e participo do projeto estratégico de ERP como key user na implantação do SAP.
São cinco anos de muita construção e de muito crescimento, tanto para mim quanto para a Messem. Em 2017, tínhamos uma Messem com 50 assessores, três unidades e algumas poucas áreas de suporte dentro da empresa. Hoje, somos mais de 500 colaboradores em 19 unidades espelhadas pelo Brasil, todos trilhando uma trajetória de crescimento com muito espírito coletivo.
Este artigo foi assinado por Rafaela Tarouco, sócia e líder da área de Controladoria da Messem. Há 5 anos na empresa, Rafaela tem formação técnica em Banco de Dados e amplo conhecimento das regras de negócios do mercado financeiro.