Blog Messem

7 filmes para os amantes do mercado financeiro

O mercado financeiro está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros. De acordo com a B3, a quantidade de pessoas físicas na Bolsa subiu 40% entre julho de 2021 e junho de 2021, saltando de 3,15 milhões para 4,40 milhões de CPFs. 

Com essa entrada constante de novos investidores no mercado, a demanda por conteúdos sobre economia e investimentos nunca esteve tão alta. Seja para aprender princípios básicos ou para se divertir com histórias curiosas que marcaram o mercado, não faltam opções de mídias sobre o assunto. 

Recentemente, nós trouxemos aqui no blog cinco livros para investidores iniciantes, indicações de leituras para quem está nos primeiros estágios da sua trajetória no mercado. Hoje, você vai conferir uma lista de sete filmes escolhidos a dedo para os amantes do mercado. Confira! 

Para entender melhor a economia 

Os dois filmes abaixo são para aqueles que querem aprender melhor como o dinheiro funciona: 

  • A Ascensão do Dinheiro (2008) 

O primeiro item da nossa lista na verdade é uma série documental de seis episódios. Baseada no livro homônimo do professor de Harvard Niall Ferguson, A Ascensão do Dinheiro conta a história do sistema financeiro mundial. 

Dirigido por Adrian Pennick e com apresentação do próprio Niall Ferguson, o documentário explora as origens e a evolução do sistema financeiro até o início do século XXI. A série recebeu o prêmio Emmy Internacional de Melhor Documentário em 2009. 

O que é o dinheiro? O que os bancos fazem? Qual é a diferença entre uma ação e um título? Por que contratar e comprar um seguro de imóveis? E o que faz exatamente um fundo hedge? Estas são algumas das perguntas que Ferguson responde ao longo de A Ascensão do Dinheiro

  • Grande Demais para Quebrar (2011) 

Adaptação do um livro homônimo, de autoria do jornalista Andrew Sorkin, Grande Demais para Quebrar é uma das muitas obras que contam a história da grave crise financeira de 2007 e 2008, iniciada com a crise dos suprime nos Estados Unidos. 

A história retrata os bastidores da crise e os atos do governo dos Estados Unidos para evitar a quebra do sistema financeiro sob o olhar de Henry Paulson, então Secretário de Tesouro dos EUA. 

Grande Demais para Quebrar foi nomeado para diversos prêmios, saindo como vencedor na categoria de Melhor Roteiro Adaptado na 64ª Premiação da Writers Guild of America. 

Sobre o mercado de investimentos 

Os três filmes abaixo são para aqueles que adoram uma boa história sobre o mundo dos investimentos: 

  • Wall Street: Poder e Cobiça (1987) 

Um clássico, Wall Street: Poder e Cobiça foi um dos primeiros filmes a abrir as portas de Hollywood para histórias do mercado financeiro. O filme dirigido por Oliver Stone conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), um jovem corretor que tem sua vida alterada ao entrar para o mercado e se envolver com Gordon Gekko (Michael Douglas). 

O filme rendeu diversos prêmios de Melhor Ator para Douglas, incluindo um Óscar e um Globo de Ouro. Em 2003, o Instituto Americano de Cinema colocou Gordon Gekko no 24º lugar na sua lista dos 100 maiores vilões da história do cinema. 

Wall Street: Poder e Cobiça foi uma das obras responsáveis por mudar a visão que o cinema tinha do mercado financeiro e da sua glamourização. Apesar de ser uma obra de ficção, o filme foi reconhecido pela maneira como retratou os bastidores de Wall Street nos anos 1980. 

  • Trabalho Interno (2010) 

Este documentário, com direção de Charles H. Ferguson de 2010 conta a história da crise financeira de 2007 do ponto de vista do mercado. O filme recebeu o Óscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 2011. 

Trabalho Interno conta um pouco da história do mercado financeiro norte-americano, os fatores que levaram os títulos de hipotecas ao seu auge de popularidade na primeira década do século XXI e como a crise dos subprimes iniciou a Grande Recessão. 

O documentário conta com depoimentos de figuras importantes como o megainvestidor George Soros e da então ministra de Economia, Finanças e Indústria da França Christine Lagarde – atual presidente do Banco Central Europeu (BCE). 

  • Como ser Warren Buffet (2017) 

Quem nunca desejou ser considerado o maior investidor de todos os tempos, não é mesmo? Este documentário lançado em 2017 pela HBO e com direção de Chris Chuang traz ensinamentos importantes pra quem quer seguir os passos de um dos maiores mestres do value investing. 

Como Ser Warren Buffet nos oferece lições valiosas sobre o mercado de ações e como você deve cuidar da sua carteira. Buffet, como você já deve saber, é um defensor ferrenho da visão de longo prazo e vocal sobre como as pessoas devem tratar suas ações como um negócio. 

O documentário também nos possibilita dar uma leve ‘espiada’ na vida de Buffet. Apesar da fortuna, o bilionário e filantropo – que já foi o homem mais rico do mundo – leva uma vida humilde em uma modesta casa em Omaha, no Nebraska. 

Para assistir no final de semana 

Os últimos dois filmes da nossa lista tiram os pés do chão para contar histórias baseadas em fatos reais que podem lhe render boas risadas: 

  • O Lobo de Wall Street (2013) 

Um dos filmes mais famosos sobre o mercado financeiro, O Lobo de Wall Street é uma adaptação do livro homônimo de Jordan Belfort, responsável por uma das fraudes mais notórias da história dos Estados Unidos. 

Dirigido pelo lendário Martin Scorcese, O Lobo de Wall Street conta com um elenco de peso: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill e Margot Robbie são apenas algumas das grandes estrelas do longa que conta a história de Belfort e da Stratton Oakmont – sua empresa. 

A história de O Lobo de Wall Street, no entanto, não tem como objetivo contar a história real com grande fidelidade. Com muitos exageros e um humor ácido que marcou época, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio. 

  • A Grande Aposta (2015) 

Outra comédia baseada em fatos reais, A Grande Aposta conta a história de um grupo de investidores que conseguiram ler os sinais da crise financeira do final dos anos 2000. O roteiro do filme é baseado no livro homônimo escrito por Michael Lewis. 

Em A Grande Aposta, a história segue personagens que conseguiram prever o estouro da bolha imobiliária norte-americana por conta do alto risco de inadimplência em títulos de hipoteca. Um dos diferenciais do filme é a frequente quebra da ‘quarta parede’, com os personagens repetidamente se dirigindo diretamente aos espectadores. 

Dirigido por Adam McKay, o longa é talvez o filme mais bem sucedido sobre o mercado financeiro. O elenco estrelado – com figuras como Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell e Margot Robbie – é um de seus grandes destaques. Em 2016, o filme foi indicado para cinco prêmios na 88ª do Óscar, incluindo melhor filme, e foi o grande vencedor na categoria Melhor Roteiro Adaptado. 

Gostou desse conteúdo? Quer entrar para o mundo dos investimentos com o auxílio de uma assessoria especializada? 

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos assessores de investimentos da Messem! 

Sobre a Messem Investimentos

Desde a fundação da Messem Investimentos, ainda em 2007, o nosso objetivo como empresa sempre foi cuidar do futuro das pessoas.   

Com a evolução do mercado financeiro conhecimentos foram difundidos, novos produtos foram desenvolvidos e até mesmo análises foram aprimoradas.  

Na busca por acompanhar esse processo e estar cada vez mais próximo de você e dos seus sonhos, a Messem Investimentos e a Faros Private uniram suas estruturas e esforços para dar origem à Fami Capital.    

Como o maior ecossistema independente de soluções financeiras do Brasil, a Fami Capital nasce consolidada para atender às suas necessidades, da sua família e do seu negócio.  

Acompanhe os próximos passos desta história através do site fami.capital e aproveite para seguir o perfil oficial no Instagram, @fami.capital