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Mercado de crédito: crise ou oportunidade?

Com o cenário de juros elevados, estamos em um momento em que diversos segmentos passam a apresentar dificuldades e escassez de caixa. 

O possível início de uma crise no varejo é um fator de preocupação, pois o setor passa dificuldades para repassar os custos aos clientes e para renegociar preços com fornecedores. Tudo isso devido ao alto custo de capital. 

Nesta semana, conversamos com Anderson Turchetti, head de Corporate da Messem, para entender o panorama do mercado de crédito atual e como as empresas podem garimpar boas oportunidades em meio a este cenário de juros contracionistas e aversão ao risco. 

Confira o conteúdo completo a seguir: 

Como está o cenário corporativo no Brasil hoje?

Para uma empresa, atualmente, realizar expansões, cumprir com seu orçamento e investir no futuro, é necessário apurar muito bem o custo efetivo total de suas captações. É necessário, portanto, entender se as despesas financeiras cabem no orçamento da companhia. 

Muitas empresas estão aguardando uma melhora no cenário para realizar investimentos e estão cumprindo apenas o que já estava previamente acordado com seus acionistas. O objetivo é manter a margem, sem afetar o custo financeiro das operações. 

Para isso, no entanto, o departamento financeiro da empresa precisa abrir seus horizontes e pensar em estratégias e produtos diferenciados. É necessário abrir a mente e pensar muito além dos produtos de prateleira comprados normalmente. É necessário, portanto, pensar ‘fora da caixa’. 

Este é nosso grande diferencial aqui na Messem Corporate. Nós pensamos além do óbvio, estamos ativamente desmistificando a ‘sopa de letrinhas’ do mercado financeiro para os nossos clientes pessoa jurídica. Por onde passamos, com nossas palestras, coffee breaks, almoços e jantares com clientes, entregamos uma comunicação acessível e diferenciada. 

Dentro dos setores financeiros das empresas, existe atualmente uma quebra de padrões muito importante acontecendo atualmente. As operações não bancarizadas podem trazer grandes vantagens às companhias e nós queremos ajudar nossos clientes a pensar diferente e além da forma tradicional de fazer negócios. 

Isso é extremamente importante, especialmente em um momento de escassez no mercado como estamos vivendo. 

Como está o mercado de crédito atualmente?

Estamos vendo um aumento na inadimplência e o comprometimento da renda das famílias. Isso prejudica as vendas no varejo e, consequentemente, a oferta de crédito. Já existe um impacto considerável na demanda e, além disso, vemos — ao olhar para o mercado de crédito — que a prioridade das instituições mais tradicionais não é fazer novos clientes. 

Muitas instituições, inclusive, negam crédito para quem nunca utilizou pois não conhecem o histórico do cliente, ou seja, se ele é bom pagador ou não. A prioridade destas casas é rentabilizar sobre os clientes já conquistados, investindo na fidelização do mesmo com novas ofertas de crédito e outros serviços adicionais, uma estratégia que melhora significativamente o retorno das instituições. 

O momento hoje é de muito conservadorismo no mercado de crédito. Isso acontece por conta desse aumento considerável na inadimplência, que já é notado desde os primeiros meses de 2023. 

Com os fatores citados acima em mente, as instituições financeiras também começam a reforçar a estrutura de garantias de suas operações. A publicação dos balanços das companhias e a subsequente piora no cenário faz com que os bancos tentem reforçar suas exposições agregando garantias reais e reforçando as operações consideradas ‘clean’ até pouco tempo. 

Até pouquíssimo tempo atrás, empresas de grande porte costumavam não fornecer nenhum tipo de garantia em suas operações, pois possuíam balanços auditados por empresas independentes. Hoje, no entanto, o cenário mudou, a conversa foi endurecida e muitas renovações já contemplam reforços de garantias. 

Estes problemas são exclusivos do mercado brasileiro?

Como estamos observando nos últimos meses, não são apenas empresas brasileiras que têm virado manchete por problemas financeiros. Uma sequência de eventos tem impactado o mercado e investidores em diferentes continentes. 

Vimos, no exterior, problemas com o Silicon Valley Bank (SVB) e com o Credit Suisse — que contou com a intervenção do Banco Nacional da Suíça e acabou vendido ao UBS Group. Isto tudo faz com que se acenda um alerta vermelho, que deixa o mercado com medo de revisitar um problema já vivido em tempos passados. 

Como o mercado de crédito atual reflete nas empresas? 

Podemos afirmar que o mercado de crédito no Brasil está receoso e passando por um momento bastante delicado. Com tudo que já foi posto acima — problemas de inconsistência contábil, aumento de inadimplência da pessoa física, redução de poupança, saques na Renda Fixa —, podemos dizer que o mercado está sendo testado. 

Em muitas conversas que temos com nossos clientes aqui na Messem, quando perguntamos sobre o capital expenditure (CAPEX), recebemos a mesma resposta com frequência: devido ao cenário atual, observando os próximos passos da economia, muitas empresas desistiram de investir em 2023. 

Isso reflete diretamente na queda no volume de operações no mercado de capitais. Essa cautela também impacta diretamente o mercado de M&A — Mergers and Acquisitions (Fusões e Aquisições). Muitas empresas recorriam ao mercado de capitais, fazendo uma alavancagem através da emissão de títulos de dívida, justamente para realizar estas operações de compra e/ou participações em outras empresas. 

Devido à pandemia de Covid-19 e, depois, ao aumento nos juros, muitas companhias fizeram o dever de casa e já alongaram suas dívidas nos últimos três anos. Isso faz com que muitas empresas, mesmo em um cenário mais adverso, tenham espaço para investir e preparar seu crescimento nos próximos anos com bases sólidas. 

Estas empresas, como é o caso de muitos clientes que atendemos aqui, conseguiram se antecipar a este cenário de escassez de crédito. São empresas que já buscaram alternativas de crédito diferenciadas com taxas mais baixas e, assim, reduziram significativamente suas despesas financeiras 

Como buscar oportunidades neste mercado escasso? 

O mercado de crédito brasileiro é incrivelmente inteligente, um dos mais desenvolvidos do mundo, e nestas mudanças drásticas de cenário surgem muitas oportunidades. Estes são os momentos que nos fazem pensar ‘fora da caixa’ e buscar alternativas ainda não exploradas, estruturar operações que não teriam espaço em um mercado menos volátil, etc. 

Quem já viveu outras crises financeiras sabe que é nestas horas que os caminhos alternativos são abertos. Aqui na Messem, buscamos sempre fazer a diferença desmistificando e levando ao cliente o que, até então, era acessível apenas para as gigantes do mundo corporativo. 

Se você precisa de crédito para a sua empresa, procure quem faz diferente. Existem muitas oportunidades, mas é necessário cautela para entender cada uma e qual pode ser interessante para o seu caso — como acontece em qualquer momento de volatilidade no mercado.  

Procure uma equipe especializada, que possa lhe auxiliar a buscar as melhores estratégias para sua companhia. Este é o nosso papel aqui na Messem Corporate, estamos sempre prontos pra lhe ajudar a achar estas oportunidades.

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